segunda-feira, 5 de abril de 2010

Informações sobre Egipto



Egipto

Documentação
Passaporte com validade mínima de 6 meses para cidadãos portugueses.

Taxas locais
É necessário obter o visto à entrada no Egipto no valor aproximadamente de 35€.

Moeda
A moeda oficial do Egipto é a libra egípcia.
• 1 € equivale aproximadamente a 8,00 Libras egípcias.

Cartões de Crédito
Visa, Mastercard e em alguns locais American Express. Ao pagar com cartão VISA, é normalmente cobrada uma taxa de 5%. A American Express exige uma comissão mais elevada.

Clima
No Egipto os Invernos são temperados ( 12º C – 20º C ) com alguma chuva. Os Verões são secos, calorosos e húmidos no Delta e ao longo da Costa Mediterrânea. No Sul do Egipto encontra-se a zona mais árida, os dias são mais calorosos e com escassas precipitações; às vezes produzem-se tormentas de areia (na Primavera). Os Invernos no Cairo são frios com algumas chuvas e os Verões muito quentes. Em Luxor e em Aswan, o clima é desértico, Invernos com grande variação de temperatura entre o dia e a noite, e os Verões muito quentes, na primavera podem produzir-se algumas tormentas de areia (Haasin).

Vestuário
Recomendamos que leve roupa de tecidos naturais e ligeiros, com agasalhos para sãs noites, óculos de sol, sapatos ligeiros e cómodos. Calças compridas e camisa para os homens durante os jantares. Meias para a visita às mesquitas já que terão de entrar descalços no seu interior. Encharpe, se usar calças curtas ou camisolas de alças para entrada nas mesquitas.

Saúde
Aconselhamos a levar os medicamentos básicos, tais como, aspirinas, reguladores intestinais, pomadas, pensos, repelente para insectos, protector solar, etc. Recomendamos que beba sempre agua mineral engarrafada, não aceite bebidas com gelo ou garrafas que não sejam abertas na sua presença, não consumir fruta que não tenha sido previamente lavada, levar lenços de papel para as casas de banho, sobretudo nos circuitos, já que os egípcios utilizam o sistema árabe (limpeza com agua).

Idioma
A língua oficial é o Árabe, ainda que como segundas línguas se falem inglês e francês.

Diferença Horária
Mais duas horas que em Portugal.

Nº de horas de Voo
Aproximadamente 6 horas.




Bagagem
As linhas aéreas aceitam um máximo de 20 Kg de bagagem por pessoa para voos internacionais em classe turística e 40 Kg em classe Business. Relativamente a bagagem de mão poderá levar um máximo de 5 Kg por pessoa, não sendo permitido levar nessa mesma bagagem qualquer tipo de líquido, tais como, perfumes, cremes, etc. Caso necessite de levar consigo algum tipo de medicação na bagagem de mão, terá de ser portador de uma autorização / declaração médica para tal.
Em caso de deterioração ou extravio da sua bagagem, apresente uma denúncia no aeroporto.

Corrente Eléctrica
A corrente eléctrica nacional é de 220 Voltes e as ligações às tomadas são as mesmas que se utiliza na Europa.

Gastronomia
O prato principal é de carne de carneiro ou boi. São pratos típicos: o KEBAB (assado de cordeiro), o KOFTA (almôndegas de cordeiro na grelha), a FATTA (cordeiro fervido com arroz e sopa de pão). A doçaria é a tradicional do Oriente Médio, à base de mel, amêndoas e óleo de sésamo. A fruta abunda só no Cairo e em Delta. Não é aconselhável comer alimentos crus nem fruta sem lavar.

Compras
Infinidade de produto de artesanato egípcio nos mercados de todo o país. Ao não haver preços fixas, é inevitável regatear e um pouco de paciência e de astúcia. Nas feiras podem regatear ate 50 %. Precaução com objectos de antiguidade e arqueológicos, de autenticidade duvidosa e cuja exportação esta proibida.

Bancos
Das 09h00 às 14h00 de Segunda a Sexta nas cidades.

Fotografia
É aconselhável utilizar rolos fotográficos de elevada sensibilidade para o interior dos museus e monumentos, onde geralmente não é permitida a utilização de flash. Para fotografar pessoas, em geral, e aconselhável pedir autorização. Em alguns recintos turísticos tem que se pagar uma taxa para tirar fotos e outra para filmar.

Aluguer de Veículos / TAXI
Recomenda-se a deslocação em táxi, mas antes de iniciar a viagem deve acordar o preço do serviço, deve também levar a quantia exacta do serviço porque não devolvem troco.

Sem comentários: