segunda-feira, 5 de abril de 2010

Informações sobre Cabo Verde Geral



Cabo Verde

Documentação
Passaporte com validade mínima de 6 meses para cidadãos portugueses e Visto obrigatório.

Moeda
A moeda oficial é o Escudo Cabo Verdiano, o Euro é aceite sem restrições.
• 1 € equivale aproximadamente 110,265 Escudos Cabo Verdianos.

Cartões de Crédito
Visa e Mastercard aceites somente em alguns dos principais hotéis.

Taxas Locais
Deverá ser possuidor de Visto no valor de 25€.

Clima
Cabo Verde possui um clima árido ou semi-árido com o oceano e os ventos alíseos a moderarem a temperatura. Estação das Chuvas ou Águas: de Agosto a Outubro, muito irregular e geralmente com fraca pluviosidade, em especial nas ilhas de São Vicente e Sal, onde tem havido vários anos seguidos sem chuva. As ilhas mais acidentadas, como Santo Antão, Santiago e Fogo, beneficiam de maior pluviosidade. Estação Seca: de Dezembro a Julho, caracterizada por ventos constantes. Temperatura média anual: raramente superior a 25°C e não desce abaixo dos 20°C. Temperatura da água do mar - entre 21 °C em Fevereiro e 25 °C em Setembro.

Vestuário
Aconselhamos roupa leve de tecidos naturais, fato de banho, óculos de sol, chapéu, chinelos, etc para o dia, e uma malha de manga comprida e calças para a noite (evita a picada de mosquitos e a brisa marítima que arrefece ao luar). Por vezes exige-se vestido de cocktail para ocasiões especiais, e em relação aos senhores, na maioria dos hotéis, calças para o jantar.

Saúde
Aconselhamos a levar os medicamentos básicos, tais como, aspirinas, reguladores intestinais, pomadas, pensos, repelente para insectos, protector solar, etc, beber sempre água engarrafada e a ser prudente com a exposição ao sol.

Idioma
Língua oficial é o português, embora a língua nacional seja o crioulo. ( Inglês e Francês frequentemente falados)

Diferença Horária
Tendo em conta a hora portuguesa, menos 2 horas no horário de Verão e menos 1 hora no horário de Inverno.

Nº de horas de Voo
Aproximadamente 3 horas e 40 minutos.





Bagagem
As linhas aéreas aceitam um máximo de 20 Kg de bagagem por pessoa para voos internacionais em classe turística e 40 Kg em classe Business. Relativamente a bagagem de mão poderá levar um máximo de 5 Kg por pessoa, não sendo permitido levar nessa mesma bagagem qualquer tipo de líquido, tais como, perfumes, cremes, etc. Caso necessite de levar consigo algum tipo de medicação na bagagem de mão, terá de ser portador de uma autorização / declaração médica para tal.
Em caso de deterioração ou extravio da sua bagagem, apresente uma denúncia no aeroporto.

Corrente Eléctrica
A corrente eléctrica nacional é de 220 Voltes.

Gastronomia
Desde o peixe ao marisco tudo sabe a mar. Prove a sopa de peixe e delicie-se com a lagosta. Para sobremesa, um queijo de cabra acompanhado com doce de mamão. E a Cachupa, já provou?? Prato típico feito à base de milho, feijão, carnes, chouriços e legumes, comum a todas as ilhas que deixam saudades e vontade de voltar.

Bancos
Banco Comercial Atlântico (todos os concelhos)
Banco Interatlântico
Banco Totta & Açores (Praia, Mindelo, Assomada)
Caixa Económica de Cabo Verde (Praia, S. Vicente e Sal)
Caixa Geral de Depósitos (Praia e S. Vicente)
Funcionamento: 08h00 às 15h00 (2ª a 6ª feira)
Cota Câmbios – Aberta 24 h no aeroporto do Sal

Música
De grande renome internacional, entre os seus géneros destacam-se a morna, a coladera, o funaná, a mazurca e o batuko. A música africana e a brasileira são também muito apreciadas.

Artesanato
Reflexo das influências africanas, europeias e americanas, as suas formas mais expressivas são o “batuk”,a tecelagem, a tapeçaria, e diversos trabalhos feitos a partir do barro, coco e osso. O maior centro produtor de artesanato é a cidade do Mindelo, logo seguido das ilhas da Boavista, Sal, Santiago e Santo Antão. Encontra-se à venda abundante artesanato oriundo do Continente africano (sobretudo do Senegal), mas sem qualquer raiz nas tradições do arquipélago.

Locais de Interesse
Salinas de Pedra de Lume (cratera do antigo vulcão)
Salinas de Sta. Maria; Grutas de Fiura e Buracona; Vila de Espargos; Porto de Palmeira (estação de dessalinização e viveiros de lagostas) e a Murdeira.

Sem comentários: