segunda-feira, 5 de abril de 2010

Moçambique




Moçambique

Os povos primitivos de Moçambique foram os Bosquímanes. Entre os anos 200 a 300 DC, ocorreram as grandes migrações de povos Bantu, oriundos da região dos Grandes Lagos a Norte que empurraram os povos locais para regiões mais pobres a Sul. Nos finais do séc.VI, nas zonas costeiras aparecem os primeiros entrepostos comerciais patrocinados pelos Suahilárabes que procuravam essencialmente a troca de artigos por ouro, ferro e cobre vindos do interior. No séc. XV, inicia-se a penetração portuguesa com a chegada de Pêro Covilhã às costas moçambicanas e o desembarque de Vasco da Gama na Ilha de Moçambique deixando até meados do séc. XVIII, os interesses portugueses sob a administração da Índia Portuguesa. Primeiramente, criam-se “feitorias” com objectivos meramente comerciais, seguindo-se então a fixação no litoral onde se constrói, em 1505, a fortaleza de Sofala e, em 1507, a fortaleza na Ilha de Moçambique. Só alguns anos mais tarde, na tentativa de dominarem as zonas produtoras de ouro, se aventuraram para o interior onde estabelecem novas feitorias. Em 1975 obtém a independência e deixa de ser considerada Colónia Portuguesa.

Documentação
Passaporte com validade mínima de 6 meses para cidadãos portugueses e visto obrigatório ( cidadãos portugueses poderão obtê-lo à chegada ao Aeroporto de Maputo ).

Moeda
A moeda oficial é o Metical.
• 1 Metical equivale a aprox. 0,03 €

Cartões de Crédito
Aceites na maioria dos hotéis em Maputo. Bancos: 2ª a 6ª feira das 08h00 às 13h00 e das 14h00 às 15/16h00 consoante o banco.

Taxas Locais
À saída do país deverá pagar 25 Dólares e aproximadamente 10 Dólares por cada voo interno.

Clima
Influenciado pelas monções do Oceano Indico e pela corrente quente do Canal de Moçambique, apresenta clima tropical húmido no norte e zona costeira; tropical seco no interior, sul e na Província de Téte; e tropical árido no interior de Gaza. Época das Chuvas - Outubro e Abril, com temperaturas entre os 27 e os 29ºC. Época Seca – entre Maio e Setembro com temperaturas entre os 18 e os 20ºC.

Vestuário
Aconselha-se roupas leves de algodão. Camisas de manga comprida, calças e meias ajudam a proteger do sol e no final do dia contra as picadas dos mosquitos. Sapatos confortáveis, chapéu, óculos de sol, repelente e protector solar são obrigatórios. Se viajar no Inverno não se esqueça de levar uma malha, de manhã e à noite as temperaturas descem devendo precaver-se com roupas mais quentes. Não se esqueça de levar sandálias plásticas se for para Inhaca ou Bazaruto, protegem os seus pés de cortes nos corais ao longo das caminhadas pelas praias.

Saúde
Durante a sua estada deve tomar precauções no sentido de evitar picadas de mosquitos e ter cuidados especiais com a ingestão de alimentos e/ou águas de forma a evitar transtornos intestinais. Leve os seus próprios medicamentos para eventual inexistência (Paracetamol, Ultra-Levur, ...). Aconselha-se que beba apenas água engarrafada, leite fervido, que coma fruta descascada e evite saladas cruas. Não é necessária vacinação específica contudo recomendamos a profilaxia da malária e a vacinação contra a febre-amarela. Contacte o seu médico de família, a Faculdade de Ciências Médicas (CISCOS) através do 218 875 545 onde lhe darão todas as informações acerca deste tema na Consulta do Viajante.



Idioma
Português.

Diferença Horária
Mais 1 hora que em Portugal.

Nº de horas de Voo
Aproximadamente 10 horas e 45 minutos.

Bagagem
As linhas aéreas aceitam um máximo de 20 Kg de bagagem por pessoa para voos internacionais em classe turística e 40 Kg em classe Business. Relativamente a bagagem de mão poderá levar um máximo de 5 Kg por pessoa, não sendo permitido levar nessa mesma bagagem qualquer tipo de líquido, tais como, perfumes, cremes, etc. Caso necessite de levar consigo algum tipo de medicação na bagagem de mão, terá de ser portador de uma autorização / declaração médica para tal.
Em caso de deterioração ou extravio da sua bagagem, apresente uma denúncia no aeroporto.

Corrente Eléctrica
A corrente eléctrica nacional é de 220 voltes.

Gastronomia
Numa mistura de temperos indianos, europeus e muçulmanos, a gastronomia moçambicana prima pelo exotismo dos seus pratos. Experimente um caril bem apimentado, um bife com molho de amendoim, umas papas de mandioca ou uns camarões com leite condensado, vai ver que é de chorar por mais!

Compras
Quem não conhece Mia Couto, José Craveirinha, Malangatana ou Chichorro??? Moçambique sempre se afirmou como pólo cultural com intervenções marcantes, de nível internacional, no campo da arquitectura, pintura, música, literatura e poesia. Importante também e representativo do espírito criativo e artístico do moçambicano é o artesanato que manifesta a alegria e a cultura deste povo quer seja através das capulanas (panos) pintadas à mão, nas telas que se vendem nas ruas, na cestaria e especialmente nas famosas esculturas em pau-preto dos Makondes do norte do país. Também se encontram trabalhos em osso, marfim e pedras semipreciosas. Não se esqueça que qualquer compra deve ser negociada, quanto mais regatear melhor o preço.

Comercio
2ª a 6ª feira das 08h30 às 12h30 e das 15h00 às 18h00. Sábados das 08h30 às 13h00

Religião
50% cultos tradicionais + 30% católicos + 20% protestantes ou islâmicos.

Telefones
Para utilização de telemóvel solicite o serviço roaming à sua operadora.

Reservas e Parques Naurais
Reservas de caça - Niassa; Gilé; Marromeu; Pomene; Maputo. Parques Nacionais - Gorongosa; Zinave; Bazaruto; Banhine Localização: Na costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Swazilandia e pelo Zimbabwe






Feriado Nacionais
1 de Janeiro - Dia da Fraternidade Universal
3 de Fevereiro - Dia dos Heróis Moçambicanos (homenagem a Eduardo Mondlane)
7 de Abril - Dia da Mulher Moçambicana (homenagem a Josina Machel)
1 de Maio - Dia Internacional dos Trabalhadores
25 de Junho - Dia da Independência Nacional (pela proclamação da independência pelo antigo Presidente da República Samora Moisés Machel - 1975)
7 de Setembro - Dia da Vitória (homenagem à assinatura dos Acordos de Lusaka)
25 de Setembro - Dia das Forças Armadas de Libertação Nacional (homenagem ao início da Luta Armada de Libertação Nacional)
4 de Outubro - Dia da Paz e Reconciliação (homenagem ao Acordo Geral de Paz)
25 de Dezembro - Dia da Família

Sem comentários: