terça-feira, 13 de abril de 2010

Informações sobre Costa Rica

Costa Rica

Documentação
Passaporte de leitura óptica com validade mínima de 6 meses, para passageiros com passaporte sem banda magnética (leitura óptica) é necessário visto para os EUA.

Moeda
A moeda oficial é o Cólon. Poderá levar Euros e facilmente trocar por moeda local nas casas de câmbio espalhadas pelo país.
• 1 € equivale aproximadamente 590 CRC.
• 1 Dólar equivale aproximadamente 0.66 €

Cartões de Crédito
Amex e Visa, Diners e Mastercard.

Taxas Locais
Aproximadamente 17 USD por pessoa.

Clima
A variedade geográfica provoca um contraste de climas, especialmente influenciados pela altitude e pelos Oceanos. Na zona atlântica, o clima é quente e húmido praticamente todo o ano com chuvas intermitentes, enquanto na costa do Pacífico, o clima é tipicamente tropical, com uma temperatura média de 30º C. Em São José a temperatura é mais amena e ronda os 25º C durante todo o ano.

Vestuário
Aconselhamos roupa leve de tecidos naturais, fato de banho, óculos de sol, chapéu, chinelos etc . Por vezes exige-se vestido de cocktail para ocasiões especiais, e em relação aos senhores, na maioria dos hotéis, calças para o jantar.

Saúde
Aconselhamos a levar os medicamentos básicos, tais como, aspirinas, reguladores intestinais, pomadas, pensos, repelente para insectos, protector solar, etc, beber sempre água engarrafada e a ser prudente com a exposição ao sol.

Idioma
Língua oficial é Espanhol.

Diferença Horária
Tendo em conta a hora portuguesa, menos 7 horas no horário de Verão e menos 6 hora no horário de Inverno.

Nº de horas de Voo
Aproximadamente 16 horas.

Bagagem
As linhas aéreas aceitam um máximo de 20 Kg de bagagem por pessoa para voos internacionais em classe turística e 40 Kg em classe Business. Relativamente a bagagem de mão poderá levar um máximo de 5 Kg por pessoa, não sendo permitido levar nessa mesma bagagem qualquer tipo de líquido, tais como, perfumes, cremes, etc. Caso necessite de levar consigo algum tipo de medicação na bagagem de mão, terá de ser portador de uma autorização / declaração médica para tal.
Em caso de deterioração ou extravio da sua bagagem, apresente uma denúncia no aeroporto.

Voos domésticos
Nos voos internos o peso máximo permitido de bagagem é de cerca de 12,50 Kg.

Corrente Eléctrica
A corrente eléctrica nacional é de 120 voltes é necessário levar adaptador para tomadas de 3 pinos.

Gastronomia
Sugerimos os pratos casado, olla de carne, sopa negra e picadillo. Para petiscos os gallos, tortas, arreglados e pan de yuca. Nas bebidas, a cebada, pinolillo e horchata.

Bancos
Das 09h00 às 15h00 de Segunda a Sexta.

Comércio
Das 09h00 às 18h00/19h00 de Segunda a Sábado.

Compras
Na Costa Rica encontra uma grande variedade de artesanato, desde réplicas de objectos pré-colombianos até diversos artigos em madeira, cerâmica ou couro.

Meio Ambiente
O Parque Nacional de Bráulio Carrillo, na região central do país, tem cinco tipos de floresta. O país é rico em vida selvagem, e a maior parte do território encontra-se protegida por reservas naturais.

Sem comentários: