terça-feira, 13 de abril de 2010

Informações sobre Tunísia

Informações úteis acerca de Tunísia

O estado mais meridional e pequeno do Magreb canta uma melodia de sedução ao turista que encontra um local no qual convivem, com certa harmonia, as rígidas tradições islâmicas e o materialismo ocidental.
Visitar a Tunísia é desfrutar da sua variedade, um dos seus maiores atractivos. Do clima à doçura do mar Mediterrâneo que banha as suas costas, poderá passar a imensidão e grandeza do Sahara, onde encontrará exuberantes palmeiras de um oásis, pode ser considerado o seu maior tesouro.
E Tunis, a capital, depois da passagem dos cartagineses, gregos, fenícios, romanos, bizantinos, bereberes, normandos, espanhóis ou turcos ao longo da história, cuja Medina atrai como se fosse íman e fascina com as suas estreitas ruas, com lojas, mesquitas e mausoléus … Deixe se levar, sem pressas, entre o aroma dos perfumes, as cores chamativas, a multidão e as palavras dos vendedores, e não abandone esta cidade antes de provar o chá com pinhões, a bebida exclusiva do país.


Documentação
Passaporte com validade mínima de 6 meses para cidadãos portugueses.

Moeda
A moeda oficial é o Dinar Tunisino.
• 1 Dinar equivale aproximadamente 0.56 €.

Cartões de Crédito
Visa, Mastercard, American Express são aceites na maioria dos hotéis e centros turísticos.

Clima
A Tunísia possui um clima Mediterrâneo, com temperaturas médias de 26ºC no Outono, 16ºC no Inverno, 25ºC na Primavera e 31ºC no Verão.

Vestuário
Aconselhamos roupa leve de tecidos naturais, óculos de sol, etc, sobretudo se pretende visitar o deserto. Na Primavera e no Outono convém levar um casaco para as noites mais frias. No Inverno, roupa de agasalho e um impermeável. Nas visitas a monumentos religiosos, convém não levar calções ou saias curtas, ombros a descoberto ou roupa decotada. No entanto para a falta de observância destas normas, poderá sempre requisitar a troco de poucos euros uma capa apropriada para estas circunstâncias.







Saúde
Aconselhamos a levar os medicamentos básicos, tais como, aspirinas, reguladores intestinais, pomadas, pensos, repelente para insectos, protector solar, etc, embora a água seja potável na maior parte dos locais, não é aconselhável beber água que não seja engarrafada.

Idioma
A língua oficial é o Árabe, o Francês é a segunda língua do país, embora nas zonas turísticas fala-se Espanhol, Italiano, Inglês e Alemão.

Diferença Horária
Tendo em conta a hora portuguesa, mesma hora no horário de Verão e mais duas no horário de Inverno.

Nº de horas de Voo
Aproximadamente 2 horas e 30 minutos.

Bagagem
As linhas aéreas aceitam um máximo de 20 Kg de bagagem por pessoa para voos internacionais em classe turística e 40 Kg em classe Business. Relativamente a bagagem de mão poderá levar um máximo de 5 Kg por pessoa, não sendo permitido levar nessa mesma bagagem qualquer tipo de líquido, tais como, perfumes, cremes, etc. Caso necessite de levar consigo algum tipo de medicação na bagagem de mão, terá de ser portador de uma autorização / declaração médica para tal.
Em caso de deterioração ou extravio da sua bagagem, apresente uma denúncia no aeroporto.

Corrente Eléctrica
A corrente eléctrica nacional é de 220 Voltes.

Gastronomia
Os pratos nacionais são os Cuscus (à base de sêmola de trigo, legumes, borrego e frango cozido a vapor), briks (fina massa frita recheda com ovo), tajines (pastas preparadas em fornos de terra), ojja e peixe, excelentes sobremesas à base de amêndoas, nozes e tâmaras. Bebidas: chá com hortelã-pimenta, vinho do país e licores. Não deixe de provar a “Boukha” (aguardente de trigo) e o “Thibarine” (aguardente de tâmara) que são as especialidades deste país.

Compras
Tapetes, objectos de artesanato popular, perfumes exóticos, couros, cobres, telas e tecidos bordados a ouro e rata, cerâmica, jóias de parta e coral. E, não se esqueça de regatear, é quase obrigatório nos souks (mercados).

Religião
O Islão é a religião oficial e praticada por 98 % da população. As mesquitas podem ser visitadas pelos turistas sem entrar nas salas de oração, mas a entrada só é permitida a pessoas descalças e cobertas com túnicas e panos para a ocasião.

Horários Úteis
Bancos: No Verão, de Segunda a Sexta-feira das 07h30 às 13h30.
Soucks: Das 09h às 19h, excluindo Domingo e a sexta-feira é facultativa.
Lojas: De Segunda-feira a Sábado das 09h às 13h e das 15h às 19h.
Museus: Encerram às Segundas e Feriados.

Sem comentários: