segunda-feira, 5 de abril de 2010

Informações sobre Marrocos



Marrocos

Marrocos com o seu misticismo encontra-se no nosso imaginário fazendo-nos sonhar com as suas mil e uma noites. Um país rico em história com a sua profunda cultura islâmica e as suas gentes parecem fazer-nos viajar no tempo ao passar pelas medinas e soucks e ao virar de cada esquina. Os cheiros e as cores tão intensos e únicos são característicos deste lugar mágico. O contraste entre o verde do norte e o ocre do sul surpreende aqueles que imaginam apenas paisagens desérticas. O reino de Marrocos possui uma diversidade de elementos naturais impressionantes desde o deserto no sul e este, as montanhas, o verde dos vales do norte e lagos. Marrocos um mundo a descobrir novamente …

Documentação
Passaporte com validade mínima de 6 meses para cidadãos portugueses.

Moeda
A moeda oficial é o Dirham marroquino ( MAD )
• 1 € equivale aproximadamente 11,06 MAD
• 1 MAD equivale aproximadamente 0,09 €

Cartões de Crédito
Visa, Eurocard, American Express.

Clima
Temperado a maior parte do ano. Nas zonas costeiras a brisa do mar impede os grandes calores estivais. A temperatura média geral é de 20º a maior parte do ano, à excepção do Verão que ascendem. No Inverno as temperaturas não costumam baixar os 10º. No Norte o clima é mediterrâneo, no centro é continental e no sul geralmente é seco e desértico. Maior incidência de chuva dá-se entre os meses de Dezembro e Março.

Vestuário
Recomenda-se que leve roupa ligeira de algodão e para as noites um casaco. Calçado cómodo, chapéu, óculos de sol e protector solar no Verão e fato de banho (também no Inverno para as cidades do Sul). No Inverno é aconselhável levar roupa que abrigue.

Saúde
Aconselhamos a levar os medicamentos básicos, tais como, aspirinas, reguladores intestinais, pomadas, pensos, repelente para insectos, protector solar, etc, evite a água dos rios e a dos vendedores ambulantes. Tenha cuidado com queimaduras solares e picadelas de insectos. Em todas as cidades existem médicos que falam francês, inglês e outras línguas.

Idioma
O idioma oficial é o árabe, embora na maioria das cidades fala-se o francês e em algumas do norte o espanhol.

Diferença Horária
Tendo em conta a hora portuguesa, a mesma hora no Inverno e uma hora a menos no Verão.




Nº de horas de Voo
Aproximadamente 2 horas e 30 minutos.

Bagagem
As linhas aéreas aceitam um máximo de 20 Kg de bagagem por pessoa para voos internacionais em classe turística e 40 Kg em classe Business. Relativamente a bagagem de mão poderá levar um máximo de 5 Kg por pessoa, não sendo permitido levar nessa mesma bagagem qualquer tipo de líquido, tais como, perfumes, cremes, etc. Caso necessite de levar consigo algum tipo de medicação na bagagem de mão, terá de ser portador de uma autorização / declaração médica para tal.
Em caso de deterioração ou extravio da sua bagagem, apresente uma denúncia no aeroporto.

Corrente Eléctrica
Geralmente é de 220 voltes e as tomadas são do tipo europeu.

Gastronomia
A grande variedade de receitas e a sábia e subtil combinação de especiarias, sabores doces e salgados, proporcionam um reconhecimento universal da cozinha marroquina. Não pode esquecer-se de provar os cous cous, prato tradicional por excelência, elaborado à base de sêmola de trigo cozido acompanhada de verduras e carne, cujas receitas variam conforme a região, as estações e a própria inspiração do cozinheiro, o Mechoui (cordeiro assado), espetadas e as exóticas sobremesas. O chá é a bebida nacional. Pode-se beber a qualquer e em qualquer lugar.

Compras
Marrocos é um país com muita oferta de produtos acessíveis para os amantes das compras. Os tecidos e as tapeçarias é o artesanato que mais atrai os turistas, são feitos com lã, pêlo de cabra ou camelo, e estão cheias de símbolos. As cerâmicas e os trabalhos de vidro oferecem uma grande variedade de artigos como pratos, lâmpadas e jarros, entre muitos outros. Não deixe de visitar os mercados de especiarias, é fascinante o contraste de cores e aromas. Em Marrocos funciona o regateio, em todas as feiras e mercados, pelo que o turista devera ter paciência, poderá adquirir a sua compra a muito bom preço.

Horários

Bancos
Inverno
Das 08h30 às 11h30 e 14h30 às 17h00 ( De Segunda a Sexta )
Verão
Das 08h00 às 15h30 ( De Segunda a Sexta )

Comércio
Das 08h30 às 13h00 e 14h30 às 19h30 ( De Segunda a Sábado)

Mercados Tradicionais
Das 08h30 às 13h00 e 14h30 às 18h00 ( De Segunda a Domingo)

Sem comentários: