terça-feira, 13 de abril de 2010

Informações sobre Samaná - Républica Dominicana

SAMANÁ

O Samaná entra no nordeste do Oceano Atlântico, rodeado de praias de areia branca é um dos lugares-chave para a observação de baleias no mar. Aqui está um dos grandes parques nacionais no país: Haitises National Park.
Esta região tem sido por muitos anos bastante independente do resto da ilha, principalmente devido à sua inacessibilidade. Muitos dos habitantes desta região são descendentes de escravos trazidos dos Estados Unidos e outros países do oeste da Índia. É comum ouvir local e sobrenomes de Martin Smith, Johnson, Green, etc.
Muitos turistas vêm a esta área, a fim de visitar o Parque Nacional e ver Haitises baleias jubarte no Atlântico. A penetração desta península no mar faz com que seja fácil de observar estes mamíferos que vêm a esta área, fugindo do frio nas águas do Atlântico Norte, nos meses de inverno. Eles podem ser observados nadando perto da costa. Durante a sua estada por estas águas para acasalar e dar à luz seus filhotes.
Os recursos são escassos em Samaná. Os aeroportos são muito pequenas e grandes frotas de aeronaves não podem operar nesses aeroportos. Apenas aviões de pequeno porte e aeronaves estão operando voos domésticos para a Península de Samaná. A meta do governo dominicano é estender essas instalações e aumentar a indústria do turismo nessa área. A maioria dos resorts está localizada nas cidades de Las Terrenas, Sanchez, Las Galeras e Samaná. Uma das mais atraentes é El Portillo Beach Club, localizada na aldeia de El Portillo a poucos quilômetros de Las Terrenas, com uma pista de grama para pequenas aeronaves ligeiras e uma grande variedade de instalações desportivas.
CLIMA

O clima da República Dominicana é tropical, quente e húmido, com temperaturas médias anuais de 25ºC, na costa, e fresco na montanha, como uma eterna primavera. A época das chuvas vai de Junho a Outubro e neste período, por vezes, podem ocorrer tempestades tropicais que desaparecem com a rapidez com que aparecem. Com o seu sentido de humor os dominicanos dizem que só têm duas estações: Verão e uma velha estação de caminho de ferro, hoje em vias de voltar ao serviço.


SISTEMA MONETÁRIO


A unidade monetária da República Dominicana é o Peso Dominicano que se divide em 100 centavos. O Peso Dominicano apresenta-se em moedas de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos e 1 peso; as notas de banco são de 1, 5, 10, 20, 50, 100, 500 e 1000 pesos. Podem-se trocar as principais moedas nos bancos comerciais. Em geral é mais vantajoso levar dólares pois tem melhor cotação. Os bancos funcionam das 08h00 às 15h00 de Segunda a Sexta-feira.


CARTÕES DE CRÉDITO


Os cartões de crédito Access/MasterCard, American Express, Diners Club e Visa são geralmente aceites nos hotéis, restaurantes e comércio em geral. Aconselha-se o contacto com a entidade bancária emissora para detalhes sobre a sua aceitabilidade e serviços disponíveis aos mesmos.


VISTOS E VACINAS


Para visitar a República Dominicana os portugueses necessitam de passaporte válido. Não necessitam de visto, mas para entrar no país devem ser portadores de uma “tarjeta de turismo” que podem adquirir nos consulados dominicanos acreditados no estrangeiro, ou no aeroporto à chegada a Santo Domingo (validade até 60 dias. Não são necessárias vacinas para visitar a República Dominicana. No entanto, recomenda-se a profilaxia da malária (paludismo) para quem visite as zonas ocidentais do país.




ELECTRICIDADE


A corrente eléctrica na República Dominicana é de 110 volts AC, 60Hz, com tomadas para fichas de 2 bornes planos, tipo americano. É necessário um adaptador para fichas tipo europeu continental, bem como um transformador se utilizam aparelhos para corrente de 220 volts.


VESTUÁRIO



A República Dominicana, por ser um país tropical, possui temperaturas médias relativamente altas e assim recomenda-se aos turistas roupa ligeira de fibras naturais, algodão ou linho, durante todo o ano. Em locais de culto não são permitidos calções ou blusas e camisetas de cava. Traje de praia não é, habitualmente, permitido fora das zonas de veraneio e piscinas. Em ocasiões ou locais importantes e formais é recomendável aos homens o uso de casaco, embora não obrigatoriamente, gravata. Às senhoras, nas mesmas situações, não é usual que se recomende traje comprido. Não esquecer traje de banho, protector solar, óculos de sol e boné ou chapéu.


IDIOMA


O idioma oficial da República Dominicana é o Castelhano. O inglês é falado em todos os centros turísticos e, também, por uma parte da população. Apesar da penetração do castelhano, persistem vozes de uso comum, herança da linguagem sonora e doce dos tainos, que se transformou na fala dominicana utilizada pelo campesinato.

Locais de interesse
Santo Domingo: Fundada por Bartolomeu Colombo, em 1494, reclama para si o título de primeira capital do Novo Mundo. Na Zona Colonial existem vários edifícios históricos do século XVI, o Alcázar de Colón, o Convento da Ordem dos Pregadores, as ruínas do primeiro hospital - Hospital de São Nicolau de Bari - e o que resta do antigo Forte de Santa Bárbara. Na mesma área encontra-se La Atarazana, armazéns do século XIV convertidos em zona de lojas e restaurantes. Vale também a pena visitar Las Casas Reales, antigo palácio o Governador onde está instalado um excelente museu colonial. Passeie ao longo da Calle El Conde, uma animada zona pedonal com comércio.




Parque Nacional Armando Bermúdez e Parque Nacional José del Carmen Ramírez: Parques situados na Cordilheira Central, perfeitos para longas caminhadas e nos quais se encontram os picos Duarte (3175 metros), La Pelona (3087 metros) e La Rucilla (3045 metros).



Baía de Samaná: Local escolhido pelas baleias-de-bossa para a sua reprodução anual.

Sem comentários: