terça-feira, 6 de abril de 2010

Informaçoes sobre Jamaica



“Terra de bosques e águas” em idioma arahuaca, é a terceira maior ilha do Caribe que cativa quem a visita pela sua história, o verde das suas montanhas e a beleza das suas praias. Foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1494 que a descreveu como “a ilha mais bonita que os meus olhos jamais viram”. Conquistada pelos ingleses no ano 1650 que a converteram numa colónia activa e rica que chegou a ser conhecida como “ a jóia da coroa inglesa” obtendo a sua independência da Grã-Bretanha em 1962. A imponente cordilheira Blue Montains divide a costa norte e sul da ilha. No sul encontra-se Kingston, a capital e na mesma zona, Port Royal, antigo e célebre centro de pirataria. No norte, destacamos Montego Bay, a segunda cidade da ilha, Negril, Ocho Rios e Runaway Bay, cada uma com o seu peculiar encanto, formam a maior concentração turística do país. Junto às suas belezas naturais somamos o carácter místico da ilha que lhe é conferido por ser o berço de Bob Marley, o rei da música reggae.

Documentação
Passaporte com validade mínima de 6 meses para cidadãos portugueses.

Moeda
A moeda oficial é o Dólar Jamaicano, embora seja aceite Dólar Americano. Não necessita de adquirir dólares jamaicanos antes da sua viagem. Em todas as áreas turísticas poderá trocar nos bancos ou nas casas de câmbio.
• 1 € equivale aproximadamente 82 Dólares Jamaicanos
• 1 € equivale aproximadamente 0.75 Dólares Americanos
• 1 Dólar Americano equivale aproximadamente a 93 Dólares Jamaicanos

Cartões de Crédito
Visa, Amex, Mastercard e Diners aceites.

Taxas Locais
Á saída deverá pagar uma taxa de aproximadamente 47 Dólares Jamaicanos.

Clima
A Jamaica possui um clima cálido tropical. A temperatura média ao longo do ano é de 28ºC. Praticamente todos os dias são soleados e pode desfrutar-se da praia todo o ano. A temporada de furacões nesta região das Caraíbas tem lugar entre 1 de Junho a 30 de Novembro. Estes fenómenos são detectados praticamente no momento da sua formação, avaliando-se então a sua intensidade, a sua trajectória provável e a sua velocidade de translação, por isso torna-se impossível detectar com antecedência de vários dias as zonas concretas que puderam vir a ser afectadas por este tipo de fenómenos meteorológicos e o seu grau de incidência.


Vestuário
Aconselhamos roupa leve de tecidos naturais, fato de banho, óculos de sol, chapéu ou boné, calçado de verão, etc. Recomendamos também, que leve barbatanas e óculos de mergulho, pois o aluguer destes artigos nos hotéis é bastante caro. Por vezes exige-se vestido de cocktail para ocasiões especiais, e em relação aos senhores, na maioria dos hotéis, calças para o jantar. Não se esqueça de levar sandálias plásticas, protegem os seus pés de cortes nos corais ao longo das caminhadas pelas praias.

Saúde
Aconselhamos a levar os medicamentos básicos, tais como, aspirinas, reguladores intestinais, pomadas, pensos, repelente para insectos, protector solar, etc. Beber sempre água engarrafada e a ser prudente com a exposição ao sol. Não é necessária vacina para visitar o país.

Idioma
Inglês.

Diferença Horária
Tendo em conta a hora portuguesa, menos 6 horas no horário de Verão e menos 5 horas no horário de Inverno.

Nº de horas de Voo
Aproximadamente 9 horas.

Bagagem
As linhas aéreas aceitam um máximo de 20 Kg de bagagem por pessoa para voos internacionais em classe turística e 40 Kg em classe Business. Relativamente a bagagem de mão poderá levar um máximo de 5 Kg por pessoa, não sendo permitido levar nessa mesma bagagem qualquer tipo de líquido, tais como, perfumes, cremes, etc. Caso necessite de levar consigo algum tipo de medicação na bagagem de mão, terá de ser portador de uma autorização / declaração médica para tal.
Em caso de deterioração ou extravio da sua bagagem, apresente uma denúncia no aeroporto.
Dica: Se viajar acompanhado/a divida a bagagem por duas malas, pois em caso de perda de uma bagagem tem a outra.

Corrente Eléctrica
A corrente eléctrica nacional é de 110 voltes, e as fichas habituais são as chatas de espiga dupla, tipo norte-americano, cujos adaptadores são difíceis de encontrar, por isso recomendamos que os compre em Portugal.

Gastronomia
A comida jamaicana está baseada no uso das especiarias autóctones. Saboreie o callaloo (legume parecido aos espinafres), o aokee (fruta cozinhada), o pepperpot (sopa de legumes e carne), o bammy (pão feito de mandioca) ou os peixes e carnes cozinhados com especiarias e leite de coco. O estilo “jerk” de tempero de carnes ou a grande variedade de mangas existente são outras alternativas gastronómicas que não deve esquecer. Finalize a refeição ou saboreie a qualquer hora o rum jamaicano, um dos mais reconhecidos das Antillas (aconselhamos o Appleton Estate), ou o Tia Maria, licor condimentado com café Blue Montain (escolha o Old Travern).

Compras
Em Kingston, Montego Bay, Ocho Rios, Negril encontrará zonas comerciais lojas de artesanato e de souvenirs. O regateio é uma prática muito habitual.

Telefones
Os telefones móveis portugueses que funcionam na Jamaica devem ser tribanda. Para ligar para Portugal: 00 + 351 + nº de contacto.

Sem comentários: